segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

PESQUISA DA REITORIA DE FORTALEZA E DA IMPORTÂNCIA DA FAMILIA G

AS PRAÇAS

A localidade Gentilândia, que pertence ao Bairro Benfica, possui duas praças: A Pracinha da Gentilândia e a Praça João Gentil.

Todos os dias a Pracinha da Genilândia abriga, a partir do fim da tarde, barracas de alimentação que atraem não apenas os moradores do bairro, mas também estudantes e pessoas de outros lugares da cidade, que estacionam seus carros nas bordas da praça e os deixam aos cuidados dos “flanelinhas”. Além disso, pequenos estandes de artesanato são montados três dias por semana em um espaço reservado para eles.

Às sextas feiras a Praça da Gentilandia torna-se um ponto de encontro, para jovens homo e bissexuais, que ali se reúnem, e conversam, namoram enfim, tornando um ponto de lazer, para eles, já que não possuem muitos. O que os atrapalha, são os arrastões que lá acontecem, quase que todos os dias. No dia 25 de abril de 2008, houve a I Conferencia GLBTTT de Fortaleza, sediada na Praça João Gentil, que agora tornou-se o novo ponto de encontro para esses jovens, que lutam para terem seus direitos reconhecidos.

Aos sábados e domingos, nesta praça, acontece a tradicional Feira da Gentilândia: uma feira-livre que há décadas ajuda a abastecer as casas do bairro e de regiões próximas. Ao longo do tempo muitas de suas características: passou a ocupar cada vez menos espaço na praça; a variedade de produtos diminuiu consideravelmente; a feira não é mais imprescindível para o abastecimento dos lares do bairro da mesma forma que antes; o tempo de duração é mais curto, dentre outras mudanças. A instalação de dois supermercados – Pão de Açúcar e São Luiz – de um Shopping Center e de outros estabelecimentos comerciais a poucos metros do bairro possivelmente contribuíram para essas mudanças observadas na feira. Apesar destas adversidades, a Feira da Gentilândia continua "viva" e fazendo parte do cotidiano do bairro.

A Praça João Gentil possui uma quadra para a prática de esportes, um pequeno parque com gangorras e balanços para as crianças, mesas e cadeiras de cimento criadas para a prática de jogos de tabuleiro, além de espaços no meio da praça para a vegetação gramínea. Ela abriga os blocos de carnaval em fevereiro e alguns shows esporádicos. Nesta praça também acontecem todas às manhãs e tardes uma atividade promovida pela prefeitura, que consiste na prática de exercícios físicos pelos moradores sob a instrução de um professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário