quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

3º L tarde

CAATINGA (Geografia)
Ocupando uma área de 736.833 km², o que equivale quase 10% do território brasileiro, a caatinga é um boioma exclusivamente do brasil, sendo encontrado no estados do Ceará, Rio grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, leste do Piauí, e norte de minas Gerais. Inicialmente, acreditava-se que a caatinga seria um resultado da degradação de outros biomas, como a Mata Atlântica ou a Floresta Amazônica, levando a falsa idéia de que o mesmo seria homogêneo e pobre em espécies de fauna e flora. Hoje em dia, sabe-se que essa idéia, sabe-se que essa idéia não é verdadeira, visto que o bioma é bastante heterogêneo e rico em biodiversidade.

A caatinga é marca pelo seu clima semi-árido, com chuvas irregulares e estações do ano pouco bem definidos. Neste bioma ,o solo é rico em proteínas, porém paupérrimo em manteria orgânica, devido á intensa luminosidade e calor que carbonizam a manteria orgânica, dificulta sua decomposição. por isso, a vegetação da caatinga é adaptada ao clima seco: as folhas de algumas plantas são ou inexistentes.


Química
O QUE MISTURA?
escrito por: MIGUEL A. MEDEIROS
REVISADO EM : 27 DE JUNHO DE 2004

mistura é a associação de duas ou mais substancias em porções arbitrais, separáveis por meio mecânicos ou fisicos e em que cada um dos componentes guarda em si todas as propriedades que lhe são inerentes.

A partir disso, podemos concluir que saber se um composato é uma mistura ou apenas um componente basta utilizar métodos der separação de misturas para verificar.

Decantação:
Método utilizado para separar misturas heterogêneas de sólido-liquidos e liquido- liquido.
exemplo: água barrenta e óleo

Filtração: Método utilizado para separar misturas do tipo sólido-liquido e liquido-gasoso.

FÍSICA
Registor e Gerador elétrico

Por que essa experiência parece contrariar a lei da gravidade?

resposta:
porque os trilhos por onde o cone se desloca estão inclinados e o cone se desloca na "direção" ascendente, só isso, porém o eixo do cone, cone esse que se desloca na direção do seu centro de gravidade, esse eixo e o próprio cone, deslocam-se para baixo.
Como a direção desse deslocamento é no sentido em que os trilhos sobem, tem-se a ilusão que os cone está subindo, quando na verdade ele está descendo. Trata-se de ilusão de ótica.

Fonte(s):

Nenhum comentário:

Postar um comentário